JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Sociedade J.A : O que fazer sábado à noite?





P.:“Um dos grandes desafios do meu trabalho com os jovens é o sábado à noite. Não sei o que fazer. Normalmente, em minha igreja, não temos nenhuma atividade, e os jovens acabam se envolvendo com o que não devem. Já tentamos alugar uma quadra para que eles possam jogar, mas durou pouco tempo. Quero fazer alguma coisa, mas não tenho muito tempo para organizar e nem dinheiro para investir. Preciso de alguma sugestão”.



R.: Atender as necessidades recreativas dos jovens é fortalecer a vida espiritual deles. Algumas igrejas ainda não entenderam isso, e vêem a recreação como uma atividade opcional. Diante da atração dos divertimentos seculares e da pressão dos amigos não-cristãos, se a igreja não oferecer boa recreação, os jovens vão acabar não resistindo e se envolvendo com o que é prejudicial.



Ellen White confirma isso: "Não se podem fazer os moços tão quietos e graves como as pessoas de idade, a criança tão séria como o pai. Conquanto as diversões pecaminosas sejam condenadas, como devem ser, provejam os pais, os mestres ou pessoas delas encarregadas, no lugar das mesmas, prazeres inocentes, que não mancham nem corrompem a moral. Não cinjais os jovens a rígidas exigências e restrições que os induzam a sentir-se oprimidos, e a infringi-las, precipitando-se em caminhos de loucura e destruição." (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 355).



Que é preciso oferecer recreação atrativa, envolvente e cristã, não há dúvida. A questão é: o que fazer? Alguns líderes não promovem nenhuma atividade porque não sabem o que realizar. Outros estão muito ocupados e não têm tempo para preparar algo diferente, e por isso acabam não oferecendo nada. Outros oferecem sempre a mesma atividade e se sentem livres da responsabilidade.

Ao pensar em alguma atividade para o sábado à noite, é preciso ter em mente que os jovens não esperam nada sofisticado da parte da igreja. Eles querem atividades que tenham três ingredientes: ação, recreação e sociabilidade. Em outras palavras, eles querem gastar energias, querem se divertir e querem estar perto de pessoas que eles gostam.

Se uma igreja repete sempre algum tipo de esporte sábado à noite, torna extremamente limitado este momento de recreação. Se ela tenta criar super atividades, não consegue manter o ritmo por muito tempo. O que fazer então?



Quero lhe apresentar algumas idéias simples. Elas unem variedade e simplicidade, e por isso mesmo, creio que são fáceis para os líderes e agradáveis para os jovens. Elas podem ser realizadas durante 10 sábados seguidos. A cada sábado uma atividade diferente. Ao final destes sábados, elas podem ser repetidas. Durante um ano, cada atividade só será realizada cinco vezes. Não chega a virar rotina. A igreja pode, praticamente, ter sempre uma novidade para oferecer. Veja uma lista sugestiva:



Sábado 1 - brincadeiras homens x mulheres;

Sábado 2 - filme especial;

Sábado 3 - pizzaria;

Sábado 4 - esporte;

Sábado 5- serenata (ex-Adventistas, líderes, pastor, interessados, etc);

Sábado 6 - hora social;

Sábado 7 - papo jovem na casa de um membro;

Sábado 8 - caminhada noturna, passeio ciclístico, etc.;

Sábado 9- jogos de salão com lanche na igreja;

Sábado 10 - programa temático (caipira, etc).





São atividades simples, não dão tanto trabalho e, de acordo com a forma como são realizadas tornam-se envolventes. Além do mais, a lista pode ser aumentada ou modificada de acordo com a realidade da igreja ou a criatividade dos líderes e jovens.



Oferecer recreação no sábado à noite é uma situação da qual não podemos fugir. Precisamos envolver nossos jovens, e creio que aqui estão algumas boas idéias. Não espere alguém resolver o problema. Entre em campo, reúna um grupo de jovens, organize as atividades, e sem perder tempo, faça a diferença. Alguém precisa começar, e se você é o líder, este desafio está em suas mãos.


Colaborador: Ação Jovem 3º trim. 2003